quarta-feira, 16 de maio de 2012

19# O Evangelho segundo a TURMA DA MÔNICA [Jean RTV]


Mais uma palavra abençoada pra gente aprender um pouco mais sobre a palavra de Deus!!

A criação de Maurício de Souza faz sucesso há décadas no Brasil e no mundo e então já chegou a hora de usarmos essa criação originalmente brasileira para falar de Jesus! O evangelho segundo a Turma da Mônica!

CEBOLINHAé aquele que fala tudo errado e, muitas vezes, é motivo de piada entre os amigos! Mas ele não liga que os outLos tiLem saLo dele, porque mesmo assim ele ainda é esperto o bastante para fazer os planos mais detalhistas para pegar o coelhinho da Mônica.
Até certo ponto temos que ser como o Cebolinha! Em Êxodo 4:10 Moisés diz a Deus: “Ah Senhor! Eu não sou eloqüente, nem o fui antes, nem depois que o Senhor falou comigo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.” Talvez Moisés falasse igual ao Cebolinha, com a língua pLesa, ou fosse gago...a questão é que Moisés não conseguia falar em público!
Quem sabe você acha que não pode falar de Jesus pra outras pessoas porque você não fala bem, ou fala enrolado, ou gagueja....mas isso não importa nem um pouco pra Deus!! Mesmo Moisés sendo pesado de língua, ele fez planos e realizou o planos de Deus quando tirou o povão de Israel do Egito! Não importa a maneira que você é; Deus quer te usar do teu jeito! Esteja disposto e disponível a Ele!


MÔNICA – é aquela pessoa que, pra botar ordem, precisa usar a força. Onde vai, leva sua arma ( o coelhinho Sansão) e, caso alguém a provoque ou contrarie, na mesma hora usa a força de Sansão pra acabar logo com qualquer problema!
A Mônica é o exemplo de cristão que procura fazer a coisa certa da maneira errada, interpretando a bíblia de maneira equivocada! Ela é a líder, ela tem palavra, não tem medo! É assim que o cristão tem que ser! Mas ela erra em querer liderar à base da força, botando medo em quem está ao redor!
Em 2 Timóteo 2:24 diz: “e não convém ao servo do Senhor contender, mas sim ser brando para com todos, apto para ensinar, paciente”. Além de fazer tudo isso ao contrário, Mônica dá o exemplo de como usar a bíblia de forma errada, quando coloca o nome de “Sansão” (nome bíblico) no coelhinho, só para bater nos outros!
Muita gente usa a bíblia apenas quando convém! Sempre tem um brigão que diz: “Mas a própria bíblia fala que é ‘olho por olho, dente por dente!!’ Então eu vou arrebentar a cara dele!!” Mas esquece que Jesus falou em Mateus 5:38 que é pra gente esquecer essa frase que foi dita e não responder o mal com o mal!

FRANJINHA – o Franjinha é o nerd da turma. Tem seu próprio laboratório onde faz suas experiências e às vezes até ajuda o Cebolinha e o Cascão em seus planos contra a Mônica, o que nem sempre acaba bem! É o cara que entende tudo sobre ciência.
Esse personagem representa aquelas pessoas que dão mais atenção ao que a ciência diz e esquece da simplicidade da palavra de Deus. Estudam um monte, lêem pilhas e pilhas de livros que falam sobre a ciência e Deus, criação do Universo, de onde viemos para onde vamos....e de tanto estudar chegam ao ponto de duvidar de Deus!!
Deixam de priorizar o que Deus diz para dar atenção ao que cientistas dizem. Mas em Colossenses 2:3 está escrito que em Jesus “estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” Não podemos basear nossa sabedoria em teorias que apenas fazem suposições; temos que nos apoiar em Jesus, a verdadeira sabedoria!!

MAGALI – é a que tem a fama de gulosa. É a criatura que mais come na turma da Mônica. Em tudo ela vê comida, sonha com comida, come toda hora! Mas você já percebeu que, apesar de ela viver comendo ela nunca engorda?? Pra algumas mulheres (principalmente) isso seria um sonho!! Comer o que quiser, a hora que quiser, sabendo que não ia engordar! Ô Aleluiaa!
Maas na vida espiritual o negócio é diferente. Temos que tomar cuidado se nosso alimento não tem nos fortalecido! Nosso alimento espiritual é a Palavra de Deus, a palavra da bíblia. Mas se a gente só se alimentar e não praticar, será como a comida que a Magali come! Em Mateus 7:24 Jesus diz: “Todo aquele que ouve as minhas palavras e as pratica, será comparado a um homem prudente, que construiu sua casa sobra a rocha;”
De nada adianta a gente se alimentar a todo o instante, ler a bíblia, ler livros, ir à igreja escutar a palavra e não praticá-la! É como comer e continuar sentindo fome. Se você está comendo espiritualmente como a Magali, pense bem e comece a praticar o que Deus te ensina!

DO CONTRA – precisa dizer alguma coisa? Tudo o que vê, ele tenta fazer ao contrário. Não consegue fazer o que os outros fazem, ainda que seja uma coisa correta. Em TODAS as situações ele busca fazer o oposto, só pra contrariar!
Você conhece alguém assim? Se a bíblia diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confie nele, e ele tudo fará” (Sl 37:5) a pessoa vai lá e faz tudo ao contrário. Tenta fazer tudo com a força do próprio braço, esquece-se de Deus e no final o que acontece?? Quebra a cara.
Se a bíblia diz: “Sejam santos como aquele que vos chamou é santo...” (1Pe 1:15) a pessoa pensa em dar uma pecadinha aqui, outra pecadinha ali e depois pedir perdão, afinal de contas ainda tem tempo pra se arrepender! Mas será mesmo?? Não seja do contra; faça o que Deus manda e fim de papo.

CASCÃO – é aquele que nunca toma banho, tem pavor de água e tem prazer em se sujar! Suas atitudes fazem jus ao nome! É engraçado que quando bate um ventinho não tem quem aguente ficar perto dele porque junto com o vento vai o doce aroma do Cascão... =P
Se estudarmos a bíblia, percebemos que a água simboliza Jesus e o vento simboliza o Espírito Santo de Deus. Quando falta essa água em nossa vida, quando deixamos de ter comunhão com Jesus que é nossa água viva, a sujeira do pecado começa a aparecer e, se não houver um arrependimento verdadeiro, passamos a ter prazer em pecar, achando que é tudo normal!
Por outro lado, quando o Espírito Santo vem e sopra Seu vento, todos os nossos pecados são trazido à tona e percebemos quão sujos nós estamos. É o Espírito Santo quem nos convence do pecado! João 16:8“E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.”

LOUCO – apesar de ser louco, o Louco não faz mal pra ninguém! Às vezes ele faz algumas coisas absurdas e sem noção, mas nunca tem más intenções com suas doidices!
Em 1 Coríntios 1:27 está escrito que “Deus escolheu as coisas loucas desse mundo para confundir as sábias...” É isso que temos que ser: loucos! Enquanto uns se fazem de sábios e entendidos nós temos que ser loucos por pregar a mensagem mais louca que é a mensagem da salvação! Quem pode explicar o fato de alguém ter morrido por amor no lugar de pessoas que são pecadoras e não merecem nem viver?? Isso é louco demais!
Seja louco por falar dessa mensagem, seja louco por viver pra Jesus, seja louco por salvar vidas, seja louco pra confundir os sábios!!! E que essa loucura venha revolucionar a tua cidade através do agir de Deus!!

Deus abençoe!!
JEAN





Um comentário:

  1. KKKKKKKKKKKKKKKKK
    Mto massa Giã kpoaskpoas
    que Deus Abençoe vc e a galera da RTV.
    Abrass

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...