segunda-feira, 11 de junho de 2012

22# Dez tipos de porta na bíblia [Jean RTV]


Se nós estudarmos a bíblia prestando muita atenção, podemos perceber que, várias vezes, Deus nos fala sobre PORTAS. Os mais diferentes tipos de portas, cada uma com uma função, aparência, significado!

Espero de coração que Deus fale com você através desse estudo que veio do coração Dele diretamente pro nosso blog! =D


1 - A PORTA PELA QUAL OS SANTOS NÃO PODEM ENTRAR: “À tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Ló estava sentado à porta de Sodoma e, vendo-os, levantou-se para os receber; prostrou-se com o rosto em terra...”  (Gênesis 19:1)



Sodoma era uma cidade que estava mergulhada no pecado. Todo tipo de pecado que você imagina podia se encontrar lá! Sodoma era um prato cheio pro diabo e não foi à toa que Deus fez chover fogo do céu  e destruiu esta cidade. Os anjos de Deus se recusaram a passar a noite lá, mas Ló foi tão chato que eles aceitaram dormir em sua casa. Mas o pecado era tão grande que os moradores quiseram ter relação com os anjos!

Nós não podemos entrar por essa porta, a porta do pecado. Se você quer realmente ser santo e irrepreensível, a porta de Sodoma não é uma boa escolha! Mantenha essa porta fechada em sua vida e não se deixe seduzir pelo pecado!



2 - A PORTA DO PASSADO: Mas, quando vier o povo da terra perante o Senhor nas festas fixas, aquele que entrar pelo caminho da porta do norte, para adorar, sairá pelo caminho da porta do sul; e aquele que entrar pelo caminho da porta do sul, sairá pelo caminho da porta do norte. Não tornará pelo caminho da porta pela qual entrou, mas sairá seguindo para a sua frente.”  (Ezequiel 46:9)


Este versículo de Ezequiel descreve uma das leis de adoração a Deus que o povo deveria seguir no templo. Quem entrasse pela porta do norte deveria sair pela porta do sul, e quem entrasse pela porta do sul sairia pela porta do norte, sempre seguindo em frente.

É assim que devemos fazer em nossas vidas! Esqueça das portas do passado, de tudo o que você já passou e siga em frente sempre! O que Deus tem preparado pra você não se compara com o que você já recebeu! Não esqueça que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram e nem subiu ao teu coração aquilo que Deus tem preparado pra você!!



3 - A PORTA COM FERROLHOS: "Eu irei adiante de ti, e tornarei planos os lugares escabrosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.” (Isaías 45:2)


Às vezes nos deparamos com portas que são tão difíceis de passar, seja pelas dificuldades ou pelas nossas limitações não é verdade?  Mas quando você pensa que não vai conseguir Deus te fala: Filho, vai em frente que eu vou meter o pé nessa porta de bronze pra você passar! Nada vai te impedir de prosseguir!

Os ferrolhos, que apesar de pequenos servem para manter a porta fechada, simbolizam nossos erros que, por mais que sejam pequenos, nos impedem de prosseguir! Mas Deus fala que vai DESPEDAÇAR esses erros e pecados da nossa vida!! E vamos pra frentee!!



4 - O LADO DE FORA DA PORTA DA CASA DE DEUS: Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da perversidade.” (Salmos 84:10)


Este salmo conhecido nos ensina que é melhor morar do lado de fora da porta da casa de Deus do que viver em um lugar onde o pecado habita. De uma forma bem simples esse versículo nos mostra que temos que fugir de qualquer jeito do pecado, chegando o mais perto que você puder de Deus, ainda que tenha que ficar à sua porta!! Prefira passar frio do lado de fora da casa de Deus, do que dormir tranquilo na casa do pecado!



5 - A PORTA QUE É JESUS: “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.” (João 10:9)


Aqui Jesus fala Dele mesmo dizendo que Ele é a porta! Quando Ele diz que podemos "entrar e sair" não quer dizer que podemos estar com Ele um momento e outro não, mas sim que temos livre acesso a Ele! Não importa o tempo, quando entrarmos em Sua presença acharemos o alimento! (como somos ovelhas, acharemos pastagem!) A porta que é Jesus não tem chave, nem ferrolho, nem olho mágico...é uma porta que está sempre aberta e todo aquele que quiser entrar por ela será bem vindo!


6 - A PORTA ESTREITA: "Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão." (Lucas 13:24)


De uma maneira geral, tudo o que a gente conquista facilmente, ou perdemos facilmente, ou não damos o devido valor. Com a salvação é a mesma coisa. É muito mais fácil viver da nossa maneira, fazendo as nossas vontades e curtindo a vida do nosso jeito. Mas todas essas coisas que são fáceis de fazer não vão nos levar a lugar nenhum, ou melhor, vão nos levar lá pra baixo. Para que a gente seja salvo temos que depender de Deus e isso implica em fazer a vontade Dele, da maneira Dele, ainda que seja difícil.

Por que você acha que cristão tem que fazer muito jejum, deixando de comer o que quer?? É pra perder a gordura do mundo e conseguir passar pela porta estreita!   ;)


7 - A PORTA DA PALAVRA: "Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso." (Colossenses 4:3)



Eu tenho certeza que quando Paulo escreveu estas palavras ele estava olhando para uma porta: a da cadeia. Mas ele pouco se importava em estar preso e por quê?? Porque sabia que, mesmo preso, ele podia entrar por uma porta que o levaria e levaria muita gente à liberdade!! É a porta da Palavra!! Mesmo trancafiado em uma cela Paulo podia decifrar o "mistério de Jesus" através da Palavra e essa pregação se espalhava para além dos muros da prisão e chegava até o povo!

Temos que guardar isso em nosso coração. Antes de chegar no céu nós temos que OUVIR, PRATICAR e PREGAR a Palavra de Deus, pois quanto mais fazemos isso mais perto estamos do nosso Pai!


8 - A PORTA DE CONTROLE DE DEUS: "Ao anjo da igreja em Filadélfia escreva: Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir. Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome."  (Apocalipse 3:7,8)
Essa é uma das portas mais seguras que existem e isso fica claro nesse texto de Apocalipse! Se você quiser, você pode entregar todas as chaves de todas as portas que existem em sua vida pra Deus!! Mas você tem que ler esses versículos de trás pra frente: se você guardar a palavra de Deus e não negar Seu nome, aí sim Ele terá total controle de sua vida!

A porta que Deus abre ninguém fecha, e a porta que Ele fecha ninguém abre!! Se você serve a Ele de verdade, automaticamente ele obtém a senha de todas as portas da tua vida, uma senha que só Ele sabe! Pra que mais segurança?? Entregue a senha na mão de Deus e você só vai entrar pelas portas certas!!


9 - AS PORTAS DO INFERNO QUE NÃO PREVALECEM: "E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não poderão vencê-la." (Mateus 16:18)


Assim como Jesus disse a Pedro, Ele diz que construirá sobre você a Igreja Dele, o Seu Reino, porque quer fazer de você um firme fundamento! Deus quer fazer de você uma muralha que ninguém pode atavessar, uma torre que ninguém pode derrubar! Você será usado como uma porta pro céu por onde muitas pessoas irão entrar!! Tanta gente vai ser salva por você e entrar pelas portas do céu que ninguém vai querer entrar pela porta do inferno!! A porta do Céu tem que prevalecer, não a do inferno e é você que Deus quer usar!! O diabo não tem nem as chaves da própria casa e vai querer atrapalhar o teu relacionamento com Deus??? Aaaah...por favor né....


10 - A PORTA DO NOSSO CORAÇÃO: "Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas, para que o Rei da glória entre. Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e valente, o Senhor valente nas guerras. Abram-se, ó portais; abram-se, ó portas antigas, para que o Rei da glória entre. Quem é esse Rei da glória? O Senhor dos Exércitos; ele é o Rei da glória!"   (Salmos 24:7-10)

Estes são uns dos versículos mais legais da Bíblia. Quem escreveu foi Davi, o maior rei que Israel já teve e ele, mais do que ninguém, sabia o tratamento que um rei recebia. E em poucas palavras ele nos passa toda a honra, todo respeito e toda reverência com as quais temos que receber nosso rei Jesus! Ele cria toda uma expectativa para a entrada do rei e isso é muito tremendo!!

Num casamento a hora mais esperada não é a hora da cerimônia, nem a hora da festa onde todos vão comer, dar risada, etc...mas é a hora em que as portas se abrem e a noiva entra! O ambiente e os rostos mudam porque a noiva entrou! A cada manhã você tem que gerar essa expectativa em seu coração e falar: Jesus, eu abro as portas do meu coração pra que o Senhor entre e mude meu dia, mude minha mente, mude minha expressão e minha maneira de ver as coisas!!

E a partir do momento que você abre as portas do seu coração para o Rei dos reis entrar, tudo muda!! Quando você prepara com todo carinho uma morada na sua vida para que Deus possa habitar, ele se sente a vontade e realiza tudo o que um dia Ele sonhou pra você.

Não perca tempo. Abra seu coração a Ele, o aceite como único Senhor e Salvador da tua vida e viva com a paz que excede todo entendimento, tendo a certeza que você entrou pela porta certa, a porta que te leva a Deus!

Deus abençoe!


JEAN


6 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...