sexta-feira, 3 de maio de 2013

60# O Evangelho segundo JOGOS DE TABULEIRO! [Jean RTV]


Quem nunca jogou um jogo de tabuleiro não sabe o que é ter infância! Se tem uma coisa que eu gostava de fazer era sentar no chão e jogar esses jogos de tabuleiro! Era muuito bom!

 

 
 Em mais um post da série “O Evangelho segundo...” vamos ver o que esses jogos têm a nos ensinar sobre a vida cristã!

 

JOGO DA VIDA – esse jogo só podia ser o primeiro da lista, né? O Jogo da Vida envolve várias situações da vida como negócios, carreira, casamento, filhos...de acordo com a casa que você cair algo muito bom ou muito ruim pode acontecer.
 

O seu sucesso ou fracasso depende das escolhas que você fizer durante o jogo e das casas em que você cair...

“QUEM DE VOCÊS QUER AMAR A VIDA E DESEJA VER DIAS FELIZES?” (Salmos 34:12)

Acho que todos nós respondemos SIM a essa pergunta! E realmente temos que lutar por isso!

Nós, os que cremos em Deus, temos que entregar nossa vida a Ele. Não sabemos o que vamos encontrar no nosso caminho e por isso não precisamos contar com a “sorte”, mas contar com Deus!

Temos que entregar nossa vida profissional, nossos relacionamentos, nossos filhos, nossos estudos, tudo nas mãos de Deus. Só assim poderemos ser, não apenas vencedores, mas MAIS QUE VENCEDORES, nesse jogo da vida!

 

COMBATE – os jogadores combatem um contra o outro com seus exércitos para achar a bandeira no meio do exército do adversário.

No meio do jogo você pode dar de cara com bombas e com patentes militares maiores que as suas, que vão de espião até marechal.
 

Ainda que nossa luta, como cristãos, não seja contra homens, todo dia temos que lutar contra alguma coisa. Nossa vida é uma luta, vivemos sempre em combate.

“COMBATI O BOM COMBATE, TERMINEI A CARREIRA, GUARDEI A FÉ.” (2 Timóteo 4:7)

Paulo foi um exemplo de guerreiro que combateu o pecado e seus inimigos espirituais até o fim! Ele pode até ter achado muita bomba pelo caminho e pessoas de cargos muito mais altos que o dele, mas nunca se envergonhou de falar de Jesus e foi até o fim por isso!

Que nós, quando chegarmos ao fim de nossas vidas, possamos dizer que lutamos um bom combate e vencemos a guerra!

 

BANCO IMOBILIÁRIO – neste jogo famoso no mundo inteiro os jogadores devem comprar e vender casas, bairros, hotéis, empresas e no decorrer do jogo uns ficam cada vez mais ricos e outros cada vez mais pobres.

O jogador tem que ser inteligente e saber investir o dinheiro em algo que lhe dê lucro! Se sair comprando tudo pela frente vai acabar falindo...
 

Isso é, na verdade, um espelho da nossa vida real! Temos que ter planos concretos e fazer tudo com consciência para que possamos ser bem sucedidos!

“OS PLANOS BEM ELABORADOS LEVAM À FARTURA; MAS O APRESSADO SEMPRE ACABA NA MISÉRIA.” (Provérbios 21:5)

Não temos que orar pra que sejamos ricos, milionários, mas ser fiéis a Deus no que Ele nos pede; assim nossa prosperidade será consequência! Jesus nos fala pra não nos preocuparmos com o que temos que comer ou vestir porque Deus proverá! (Mateus 6:25)

O desejo de Deus é que nada nos falte aqui na terra e por isso Ele nos pede que sejamos fiéis a Ele no pouco que seremos colocados sobre o muito!!

 

CARA A CARA – um jogador tem que descobrir o personagem do outro apenas com perguntas sobre suas características da aparência. O primeiro que descobrir o personagem do outro, ganha.
 

Você tem que buscar conhecer TODAS as características de Deus e Ele te convida para isso.

“O SENHOR FALAVA COM MOISÉS FACE A FACE...” (Êxodo 33:11)

Moisés era um cara que tinha muita intimidade com o Senhor porque ficava, literalmente, cara a cara com Ele!

Se nós queremos ser santos como Deus é santo, temos que conhecer todas as suas características e nada melhor do que conhecê-lo ficando o mais próximo possível Dele! Busque a cada dia ficar cara a cara com Deus!!!

 

CILADA – é uma espécie de 50 quebra cabeças pra você tentar montar. Você tem que encaixar todas as peças no tabuleiro sem deixar nenhum espaço vazio. Se conseguir fazer isso, vence.
 

“VISTAM TODA A ARMADURA DE DEUS, PARA PODEREM FICAR FIRMES CONTRA AS CILADAS DO DIABO.” (Efésios 6:11)

O diabo tenta armar ciladas pra que a gente caia e não levante mais.

No jogo são 50 quebra cabeças pra tentarmos montar e 50 é o número dos soldados que caíram numa cilada e acabaram morrendo em 2 Reis 1:6-10.

Este trecho conta o episódio onde 50 soldados do Rei Acazias, de Israel, estavam perseguindo Elias, homem de Deus, e os 50 foram mortos quando caiu fogo do céu sobre eles.

Era óbvio que essa história não ia acabar bem porque eles estavam indo contra a vontade de Deus!

Nós também temos que estar espertos e desviar das ciladas do diabo, procurando sempre fazer o que agrada a Deus.

 

WAR – os jogadores colocam seus exércitos espalhados pelo mapa mundial e rodada após rodada tentam conquistar territórios até vencer a guerra.
 

Deus já nos disse que estamos aqui na terra para lutar e conquistar territórios novos.

“OBEDEÇAM, PORTANTO, A TODA A LEI QUE HOJE ESTOU DANDO A VOCÊS, PARA QUE TENHAM FORÇAS PARA INVADIR E CONQUISTAR A TERRA PARA ONDE ESTÃO INDO” (Deuteronômio 11:8)

Nós temos que lutar para conquistar uma terra que Deus nos prometeu dar: a Nova Jerusalém, o Céu!! Agora é o tempo de lutarmos com todas as nossas forças para vencer os inimigos que estão no nosso caminho e merecer morar na terra que Deus nos prometeu!

 

DETETIVE – neste jogo de tabuleiro os jogadores devem descobrir quem matou a vítima, em qual lugar da casa e com qual arma. Quem descobrir vence o jogo.
 

Nós não podemos descansar até reconhecer o motivo pelo qual Jesus morreu por nós. A bíblia inteira nos leva à cruz. Jesus não morreu à toa, mas ele nasceu sabendo que tinha um propósito, uma missão a ser cumprida aqui na terra.

“MAS ELE FOI TRASPASSADO POR CAUSA DE NOSSAS TRANSGRESSÕES, FOI ESMAGADO POR CAUSA DE NOSSAS INIQUIDADES; O CASTIGO QUE NOS TROUXE A PAZ ESTAVA SOBRE ELE, E PELAS SUAS FERIDAS FOMOS CURADOS.” (Isaías 53:5)

A partir do momento que reconhecemos o sacrifício que foi feito por nós, damos mais valor à nossa vida e ao amor que Jesus tem por nós.

E não precisamos ser nenhum detetive para descobrir que quem matou Jesus fomos NÓS, o lugar foi a CRUZ e a arma foi nosso PECADO. Nós não merecemos tudo o que Jesus fez por nós por que somos pecadores, mas ele foi até o fim porque nos ama incondicionalmente!!

 

Que através dessa palavra nós possamos ter aprendido um pouco mais sobre nossa vida cristã!! Deus abençoe!!
 
REMAKE TV

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...