terça-feira, 9 de julho de 2013

68# Pateta! [Jean RTV]


Antes de tudo vamos ver o que o dicionário diz sobre o significado da palavra  tolo”:

“Pobre de inteligência; que raciocina ou procede ininteligentemente; que não tem nexo ou significação; que não tem razão de ser; ridículo, desagradável (falando das coisas); simplório, idiota, tonto, ingênuo, PATETA.”
 

Mais interessante do que o significado que o dicionário nos passa sobre o tolo, é o que a Bíblia nos fala!

Hoje, em 12 versículos, nós vamos descobrir como identificar um pateta, como se comportar quando estiver na frente dele e o que fazer para não se tornar um!  Vamos lá para Provérbios 26!

v.1 – “Elogiar um pateta é tão absurdo como cair neve no verão ou chover no tempo da colheita.”

A primeira coisa que devemos aprender é não elogiar um tolo. A bíblia nos diz que isso é absurdo, não faz sentido algum!

Quando elogiamos alguém que só faz tolice, estamos dando razão ao que ela está fazendo e, para ela, isso significa que estamos aprovando seus atos. É como cair neve no verão: é totalmente sem sentido e nunca deve acontecer!

 

v.2 – “A maldição não cai sobre quem não merece; ela é como o passarinho que voa sem rumo.”

Isso quer dizer que se alguma coisa ruim acontecer para o tolo foi porque ele mereceu! Se não merecesse a maldição, ela passava por cima e ia embora como se fosse um passarinho sem lugar para pousar.

Se quisermos estar livres de qualquer tipo de maldição não podemos nos tornar patetas!

 






v.3 – “O chicote foi feito para o cavalo, o freio, para o jumento, e a vara, para as costas de quem não tem juízo.”

Esse versículo é muito engraçado. O autor dessa frase, que por sinal tava cheio de graça quando escreveu, descreve o que cada animal precisa para receber correção e obedecer.

O cavalo precisa de chicote para saber o que tem que fazer, o jumento precisa usar o freio para seguir direções mandadas e o pateta precisa levar varadas nas costas para entrar no trilho!

 

v.4 – “Quem dá uma resposta séria a uma pergunta tola é tão pateta como quem a fez.”

Nós não devemos levar a sério e dar atenção ao que um pateta fala. Se dermos atenção e responder levando a sério o que ele fala acabamos nos tornando tão tolos quanto ele!

 

v.5 – Responda ao pateta de acordo com a tolice dele para que ele não fique pensando que é sábio.”

Esse é um truque para fazer um tolo cair em si. Quando ele falar uma tolice e nós respondermos no mesmo nível, isso vai servir como um espelho para ele perceber quão pateta ele é!

O tolo vai perceber em nossa resposta que o que ele disse foi tão nada a ver que ele realmente mereceu uma resposta no mesmo nível.

 






v.6 – “Quem manda um pateta dar um recado está procurando problemas; seria melhor que cortasse os próprios pés.”

Nessa o cara falou pouco, mas falou tudo. Ele deixa bem claro que pedir para um pateta dar um recado é sinônimo de problema e confusão. Se um tolo não sabe direito nem o que ele próprio fala, quanto menos vai saber repassar um recado de outros!

“Cortar os pés” indica imobilidade, ou seja, se for pra mandar um pateta dar recados é melhor nem saírmos do lugar para não arrumarmos confusão!

 

v.7 – “Um provérbio citado por um pateta tem tanto valor como as pernas de um aleijado.”

As pernas são muito importantes e essenciais para nós, mas se ficarmos aleijados elas perdem todo o valor.

Da mesma maneira são os provérbios; eles têm muito valor, nos ensinam muitas coisas e podem até mudar nossa vida. Mas se saem da boca de um tolo eles não valem nada, pois estão saindo da boca de alguém que fala da sabedoria mas não a pratica!

 






v.8 – “Elogiar um pateta é o mesmo que amarrar a pedra no estilingue.”

Ninguém amarra uma pedra num estilingue e deixa ela ali. Se existe alguma pedra no estilingue é sinal que ela vai ser lançada. Quando elogiamos um tolo estamos colocando a pedra no estilingue! Pode esperar que lá vem bomba!

Quando um tolo recebe um elogio ele se acha 'o cara', e continua fazendo tolices achando que está certo! Então guarde sua pedrinha e nem pense em colocá-la no estilingue!

 

v.9 – “O pateta, citando um provérbio, é como o bêbado tentando tirar um espinho da mão.”

Um dia eu bati minha mão num cacto pequeno e fiquei cheio de espinhos quase que invisíveis. Apesar de tentar tirar todos, quando pensava que estava livre sentia um cutucão e tinha que procurar o espinho que não tinha visto. Imagine um bêbado tentando tirar um espinho da mão??

Ele não está são, está tonto e por isso não consegue achar o espinho na mão. Procura, procura, esfrega a mão, mas não consegue tirar. Um tolo falando um provérbio é assim: ele procura o significado, tenta usá-lo, tenta dar um sentido, mas não consegue tirar ensinamento, porque enquanto for tolo não vai enxergar direito e vai ser tonto, assim como o bêbado!

 






v.10 – “O patrão que contrata qualquer pateta que lhe pede emprego acaba prejudicando todos.”

Muito simples. Um pateta pode, facilmente, prejudicar os que estão perto dele. Sua tolice é tão grande que os que convivem com ele são atingidos pelas suas atitudes e palavras. Por isso temos que ser sábios para não trazer um tolo para perto de nós e dos que convivem conosco.

 

v.11 – “O pateta que faz uma tolice pela segunda vez é como um cachorro que volta ao seu vômito.”

Vomitar não é uma coisa agradável. Voltar ao vômito é pior ainda!

Se um tolo faz uma tolice pela segunda vez ele realmente é muuuuito pateta (pra não dizer burro) pois viu que sua tolice não deu resultado mas insiste em fazer da mesma maneira pra ver se vai dar certo mesmo assim!

 

v.12 – “Pode-se esperar mais de um pateta do que de quem pensa que é mais sábio do que é.”

Esse versículo é pra fechar com chave de ouro!

Depois de falar tanto do tolo, que ele não sabe o que fala, que ele pode prejudicar quem está por perto, que não devemos dar atenção ao que um pateta fala, que ele merece varada nas costas para aprender as coisas, o último versículo fala uma coisa muito louca: se nós nos achamos mais inteligentes do que realmente nós somos, nos tornamos pior que um tolo!

Esse versículo pode ser um grande balde de água fria em muitos! O tolo é mais inteligente do que os que se acham muito inteligentes e não são! Então fica a dica...humildade sempre! Na verdade, este último versículo mostra se nós mesmos somos tolos ou não!


Depois desse aula sobre tolice, Deus está nos dizendo: NÃO SEJA UM PATETA!
 
REMAKE TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...