segunda-feira, 23 de setembro de 2013

78# O último rango [Jean RTV]

Se Deus aparecesse pra você e dissesse:

“VÁ E PREPARE UMA MESA DO JEITO QUE VOCÊ QUISER, COM A COMIDA QUE VOCÊ DESEJAR. SERÁ O ÚLTIMO RANGO QUE VOCÊ VAI COMER NA VIDA. DEPOIS VOCÊ MORRERÁ.”

Que tipo de refeição você ia fazer?



Sinceramente eu acho que passaria no mercado e só compraria coisas que eu nunca comi na vida! Dificilmente levaria pra casa arroz e feijão. Salada?? Nem pensar! Comer salada na última refeição da minha vida?? Eu ia querer aproveitar pra comer coisa diferente!

Quem sabe compraria só “porcarias”, doces, salgadinhos!! Imagine uma mesa cheia de coisas que, quando você era pequeno, seus pais falavam: “Doce só depois de comer tudinho o que está no prato!”

Eu não sou muito chegado em comida japonesa, frutos do mar, essas coisas meio cruas (ou meio vivas)...mas, como seria minha última refeição da vida, quem sabe eu comeria até o que eu não gosto, só pra não morrer sem saber o gosto daquilo!

                    



Enfim, muitos de nós faríamos uma mesa que satisfizesse nossas vontades! Seria um rango inesquecível até a nossa morte, ou seja, horas mais tarde. Levaríamos a 
“lembrança” desse lanche dos sonhos pro caixão.

Um dia Deus disse pra Jesus: “VÁ E PREPARE UMA MESA DO JEITO QUE VOCÊ QUISER, COM A COMIDA QUE VOCÊ DESEJAR. SERÁ O ÚLTIMO RANGO QUE VOCÊ VAI COMER NA VIDA. DEPOIS VOCÊ MORRERÁ.”

E Jesus e seus discípulos prepararam a última ceia.



Vamos dar uma olhadinha em como foi o último rango de Jesus e comparar com o que nós faríamos...


Era o tempo da Festa da Páscoa, quando os judeus comemoravam a saída do povo de Israel do Egito, onde tinham sido escravos. Jesus pediu para os discípulos prepararem a mesa para a festa da Páscoa (Marcos 14:12-17).

- O primeiro alimento que estava na mesa da última refeição de Jesus era um CORDEIRO. O ponto culminante da Páscoa era a ceia, quando as famílias reunidas comiam o cordeiro sacrificado especialmente para a festa.



Imagine Jesus sentado à mesa com os discípulos, olhando para aquele cordeiro em cima do prato e pensando que dali 24 horas Ele estaria tão morto quanto aquele cordeiro.

A partir daquele momento, Jesus, com sua própria vida, daria outro sentido à festa da Páscoa! Aquele cordeiro não lembraria mais a saída do povo de Israel do Egito, mas deixaria marcado na história que Jesus teve que ser sacrificado, como aquele cordeiro, para nos salvar!


- O segundo alimento da última refeição de Jesus era o PÃO. “Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e o deu aos discípulos, dizendo: — Peguem; isto é o meu corpo.” (Marcos 14:22)



Jesus agradeceu a Deus, partiu o pão e distribuiu aos discípulos. Fez isso com um objetivo: para que todos lembrassem Dele para sempre! O pão na ceia significaria, a partir daí, o corpo de Jesus que foi entregue por nós e o seu sacrifício!


- E o terceiro elemento da mesa era o VINHO. Jesus pegou o copo, agradeceu a Deus, passou para os discípulos e falou: “Isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos, o sangue que garante a aliança feita por Deus com o seu povo.(Marcos 14:24)



Jesus falou isso para que todos lembrassem para sempre do seu sangue que foi derramado na cruz para perdoar os nossos pecados e nos curar!


Jesus não preparou uma mesa cheia de coisas diferentes que satisfizesse suas vontades! Ele não quis aproveitar a última refeição da vida Dele para comer as coisas mais loucas e ficar satisfeito.

Cada alimento daquela mesa foi preparado com UM único objetivo: que todas as pessoas lembrassem do sacrifício de Jesus por nós. Eram alimentos simples que lembravam o sacrifício, o corpo e o sangue de Jesus!

Nós não sabemos quando vai ser nosso último rango, nosso último dia de trabalho ou estudo, nossa última viagem, nossa última ida à igreja. Será que temos feito tudo lembrando o que Jesus fez por nós?



Será que não temos vivido para satisfazer nossas vontades, fazendo as coisas mais loucas apenas para aproveitar a vida? Tudo o que Jesus nos pede é que lembremos Dele em todas as coisas que fizermos.

Vamos pensar mais no que estamos fazendo. Ninguém sabe a hora da morte, por isso temos que, todos os dias, preparar uma “mesa” que lembre Jesus.


Nossos desejos, vontades e sonhos vão com a gente pro caixão, mas o sonho de Deus, a mesa simples da Páscoa, dura para sempre!

REMAKE TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...