terça-feira, 8 de outubro de 2013

80# Efeito dominó [Jean RTV]

Você provavelmente conhece esse termo e o que ele significa...

Chamamos de “efeito dominó” quando um efeito causa outro efeito que causa outro efeito gerando uma série de acontecimentos. Basta uma coisa acontecer que suas conseqüências vêm em seguida, uma após outra.



Nós vamos falar sobre 3 efeitos dominós diferentes que a Bíblia nos ensina!


      1- ...mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a TRIBULAÇÃO produz PACIÊNCIA, e a paciência a EXPERIÊNCIA, e a experiência a ESPERANÇA. E a esperança NÃO TRAZ CONFUSÃO...” (Romanos 5:3-5)

Efeito dominó: tribulação > paciência > experiência > esperança > ordem.



Esse versículo nos ensina que devemos tirar coisas boas de uma situação ruim. Por incrível que pareça, da bagunça da tribulação, surge a ordem!

A tribulação produz paciência. Temos que ter paciência ao passar por dificuldades! Mesmo se você passar por tudo o que Jó passou, ainda assim você teria que ter paciência; ele perdeu a família, perdeu o dinheiro, perdeu a saúde e ainda ganhou amigos da onça que mais atrapalhavam do que ajudavam!

E depois de tudo, Jó confessou a grandeza de Deus e abençoou os amigos. Então Deus restituiu tudo o que ele tinha perdido!  

A paciência produz experiência. Se não tivermos paciência nas dificuldades não conseguiremos enxergar a lição que Deus quer nos ensinar, mas a partir do momento que deixamos o desespero de lado, começamos a aprender, a crescer e ganhar maturidade.

Através das dificuldades que passamos, ganhamos experiência para, um dia, poder ajudar a outros que passarão pela mesma situação que nós passamos! Não foi isso que Jesus fez?? Ele foi tentado, sentiu fome, sede, dor, cansaço...experimentou a morte! Ele ganhou experiência como homem para que pudesse nos ensinar a vencer qualquer dificuldade hoje!

A experiência produz esperança. Neste ponto já ganhamos experiência por passarmos com paciência pela tribulação. Aí então surge a esperança!

É como se estivéssemos dentro de uma caverna escura procurando (com muita paciência) a saída. Vamos andando apalpando a parede sem saber direito para onde estamos indo. Com a experiência que adquirimos na caverna, vamos para o local certo e de repente, no meio da escuridão e depois de horas andando lá dentro, avistamos um ponto de luz!

Só vamos achar a esperança da salvação se ganharmos experiência com Deus ao passar pela tribulação com paciência!! Percebe que tudo é interligado??

A esperança produz ordem. Quando vivemos a esperança em Deus, aquelas cabeçadas na pedra que você deu dentro da caverna escura, os tropeços, a confusão se transforma em ordem, porque quem ilumina seu caminho é Jesus, a luz do mundo!

Deus quer que tenhamos uma vida em ordem; Ele não gosta de confusão. Mas só teremos ordem e paz quando colocarmos nossa esperança Nele!


    2- Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.’  Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada?  E como é que a mensagem será anunciada, se não forem enviados mensageiros? (Romanos 10:13-15)

Efeito dominó: mensageiros enviados > mensagem anunciada > pessoas ouvem a mensagem > crêem na mensagem > pedem ajuda a Deus > são salvas.



Esse é mais um exemplo de efeito dominó! Mas este é um efeito dominó inverso. Ele fala da importância de falarmos de Jesus para as pessoas.

As pessoas que não conhecem a Deus nunca serão salvas se nós não anunciarmos a Palavra de Deus! Se invertermos estes versículos, o efeito dominó fica assim:

Os mensageiros devem ser enviados. Se a bíblia fala que nós somos embaixadores de Jesus aqui na terra, é porque nós já fomos enviados por Ele! Se você nasceu é porque Deus já te enviou para esse mundo pra que você faça a diferença nesse aqui!

A mensagem tem que ser anunciada. O próximo passo é anunciar a mensagem. Temos que anunciar o pecado, o arrependimento e a salvação em Jesus! Nós não fomos enviados para ficarmos de bobeira, só curtindo a vida! Temos uma missão, que é falar de Jesus para quem não o conhece!

As pessoas ouvirão a mensagem. Quando as pessoas ouvem a mensagem o Espírito Santo começa a agir. A bíblia diz que a Palavra de Deus nunca volta vazia. Quando alguém ouve a palavra, uma semente é plantada no coração dela e, mais cedo ou mais tarde, essa semente cresce.

As pessoas crerão em Deus. Só depois que elas ouvirem a mensagem é que elas terão fé que Deus está do seu lado para ajudá-las sempre. Sem fé é impossível agradar a Deus porque é preciso ter fé para chegar diante de Deus e confiar Nele, mesmo sem vê-lo!

As pessoas pedirão ajuda a Deus. Quando elas crêem em Deus, uma porta é aberta para que possam pedir ajuda! Você já pediu ajuda para alguém que não existe? Da mesma maneira elas precisam crer em Deus para pedir e, assim, receberão!

As pessoas serão salvas. O resultado desse efeito dominó será a salvação de muitos. Se você prestou bem a atenção, tudo começa com a gente! A salvação do outro depende de nós. Por isso fale de Jesus e você será responsável por muitas vidas salvas!


        3-Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. Então esses maus desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte. (Tiago 1:14,15)

Efeito dominó: tentação > maus desejos > pecado > morte.



O último efeito dominó do qual vamos falar é em relação ao pecado.

Tentação. Tentação não vem de Deus, vem do diabo. Ninguém está livre de ser tentado. Na verdade o diabo nos tenta todos os dias para que pequemos. O que não pode acontecer é cairmos em tentação. Se esse dominó cair, acontece uma reação em cadeia.

Maus desejos. Se caímos em tentação, os maus desejos já aparecem. Você começa a pensar coisas erradas, as intenções do teu coração mudam, o caráter de Cristo vai sumindo e o Espírito Santo vai se apagando.

Pecado. Quando os maus desejos tomam conta da mente e do coração, então vem o pecado, que é tudo o que o homem não deve ter! O pior instrumento do diabo entra na vida das pessoas através dos maus desejos. Se o homem não se arrepender e deixar seus pecados a tendência é ele afundar cada vez mais.

Morte. O salário do pecado é a morte. A morte é a última peça de dominó que cai na vida daqueles que caem em tentação, deixam os maus desejos entrarem no coração e, consequentemente, pecam.



Hoje aprendemos alguns “efeitos dominó” que a bíblia nos traz. Cabe a nós optar pelo certo, deixando de lado o dominó do pecado e escolhendo o dominó do nosso crescimento espiritual e da pregação da Palavra!


Deus abençoe!!

REMAKE TV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...